DIAGNÓSTICO


TESTES RÁPIDOS:

Testes rápidos são primariamente recomendados para testagens presenciais. Podem ser realizados com fluido crevicular gengival – mais conhecido como fluido oral (FO) – soro, plasma ou sangue total (ST) (o que permite o uso de amostras obtidas por punção digital). coleta do FO simplifica a testagem do HIV, pois não é invasiva, reduz o risco biológico e, sobretudo, amplia o acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV nas populações vulneráveis e populações-chave.

Todo teste requer aconselhamento pré e pós-teste. Para saber mais, consulte o guia rápido de Infecção pelo HIV e AIDS da SMS-RJ (2016), página 21, clicando aqui.


FLUXOGRAMAS:

Desde o início da epidemia do HIV, o diagnóstico sorológico da infecção é realizado com pelo menos dois testes, um para triagem e um segundo, mais específico, para confirmar o resultado da triagem. A combinação mais utilizada, habitualmente denominada de padrão-ouro, era realizada por meio de um imunoensaio (IE) de triagem seguido pelo western blot (WB), como teste complementar.

O resultado não reagente é liberado com base em um único teste. Entretanto, caso persista a suspeita de infecção pelo HIV, uma nova amostra deverá ser coletada 30 dias após a data da coleta da primeira amostra.

O resultado reagente sempre é confirmado com um segundo teste diferente do primeiro. Com base na especificidade dos testes de triagem, dois resultados reagentes são utilizados para o diagnóstico da infecção. É importante ressaltar que todos os indivíduos recém-diagnosticados devem realizar o exame de carga viral que, na realidade, compõe um terceiro teste e cujo resultado ratifica a presença da infecção.


UTILIZANDO-SE OS TESTES RÁPIDOS (AMOSTRA DE SANGUE):

Fluxograma 1: Dois testes rápidos de fabricantes diferentes (TR1 e TR2) usados sequencialmente. Este fluxograma não é adequada para diagnóstico de HIV-2 e em crianças menores de 18 meses de vida.

Fluxograma 2: Um teste rápido utilizando fluido oral (TR1-FO) seguido por um teste rápido utilizando sangue (TR2).

Fluxograma 03: Triagem com imunoensaio de 4a geração e teste molecular como teste complementar. Este fluxograma não é adequada para diagnóstico em crianças menores de 18 meses de vida.



FLUXOS DE SOLICITAÇÃO e CONSULTA dos resultados:

Para solicitar CD4 e CV, e utilizar-se de formulários específicos que não constam no prime (Formulário CD4,Formulário CV) e agendar coleta na sua unidade. A CAP 3.1 recolhe as amostras de sangue todas as segundas e quintas-feiras às 09h. Na ocasião da solicitação, deve ser enviado e-mail para “viaturascap31@gmail.com”.

Nota: No pedido, colocar o dia da coleta, origem (Sua clínica), Equipe e inicias do nome do paciente e número do prontuário (para manter sigilo). Enviar pedido assinado e carimbado com carimbo legível.

Para consultar os resultados de CD4 e CV, o solicitante deve ser cadastrado no SISCEL (Clique aqui para saber como obter cadastro)