A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP, do inglês Pre-Exposure Prophylaxis) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. A PrEP consiste no uso dos ARV fumarato de tenofovir desoproxila (TDF) e entricitabina (FTC), para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV.
Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. Para esses casos, a PrEP se insere como uma estratégia adicional nova de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.
Determinados segmentos populacionais, devido a vulnerabilidades específicas, estão sob maior risco de se infectar pelo HIV, em diferentes contextos sociais e tipos de epidemia. Essas populações, por estarem sob maior risco, devem ser alvo prioritário para o uso de PrEP. Esses subgrupos populacionais são gays e outros HSH, pessoas que usam drogas, profIssionais do sexo e pessoas trans. Pessoas em parceria sorodiscordante para o HIV também são consideradas prioritárias para uso da PrEP.
Assim, novamente, o simples pertencimento a um desses grupos não é suficiente para caracterizar indivíduos com exposição frequente ao HIV. Para essa caracterização é necessário observar as práticas sexuais, as parcerias sexuais e os contextos específicos associados a um maior risco de infecção. Portanto, devem também ser considerados outros indicativos, tais como:
É necessário orientar o usuário sobre a necessidade de uso do preservativo de barreira e/ou outros métodos de prevenção durante esse período. Para relações anais, são necessários cerca de 7 (sete) dias de uso de PrEP para alcançar a proteção. Para relações vaginais são necessários aproximadamente 20 (vinte) dias de uso.
ATENÇÃO AOS CUIDADOS COM INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: Conferir tabela de recomendações do PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA: PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP) DE RISCO À INFECÇÃO PELO HIV, página 37, clicando aqui.