Tratamento


O tratamento da hanseníase (Poliquimioterapia: PQT) deve ser norteado pela classificação do paciente nas formas PAUCIBACILARES ou MULTIBACILARES.

O tratamento consiste em doses supervisionadas a cada 28 dias e doses autoadministradas diárias. Todas as doses supervisionadas devem ser administradas por médico ou enfermeiro, aproveitando a oportunidade para investigar e corrigir possíveis complicações.

Tratamento Paucibacilar e Tratamento Multibacilar

Fonte: Guideline for the diagnosis, treatment and prevention of leprosy (WHO, 2018)6

Situações Especiais: Menores de 15 anos


Além da notificação no SINAN Rio, deve ser preenchido o Protocolo de Investigação Diagnóstica de Casos em Menores de 15 anos das Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública do MS 2016. (Clique Aqui)

Esquemas Alternativos


Quando houver suspeita de Eventos Adversos a drogas da PQT realizar avaliação da indicação do esquema substitutivo pelo dermatologista e/ou atenção especializada, no qual deverão ser encaminhados via SISREG. Os esquemas devem ser utilizados nos casos de intolerância grave ou contraindicação a uma ou mais drogas do esquema padrão PQT/OMS. Obs: O usuário poderá também pegar os medicamentos na sua UAP de referência.